jogos paralímpicos
Judocas de MS estreiam neste sábado em competição em torneio classificatório para os jogos paralímpicos 2024
Judocas de MS estreiam neste sábado em competição nos Estados Unidos Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues foram convocados para representar o Brasil na competição
Neste sábado (18), os judocas de Mato Grosso do Sul, Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues, estreiam no Grand Prix de Judô, na Geórgia, nos Estados Unidos. Os paratletas foram convocados para representar o Brasil nesta competição, que é o último torneio qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues conquistaram destaque nas categorias de base e agora buscam visibilidade internacional. A competição representa uma excelente oportunidade para os atletas “sonharem com o próximo ciclo olímpico”, afirmou a técnica dos jovens, Anne Thalita Silva.
Hellen Cordeiro, de 20 anos, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria, pratica judô há seis anos. Sua convocação demonstra que o trabalho árduo está dando resultados. “Estamos treinando passo a passo, e as coisas estão acontecendo. O próximo passo é focar no Grand Prix do final do ano em Los Angeles”, comentou a paratleta.
Gabriel Rodrigues, de 16 anos, estudante do ensino médio, vê a competição como uma oportunidade para compartilhar experiências com atletas mais experientes. “Estar aqui com a seleção adulta é uma grande oportunidade para mim. Estou muito feliz e um pouco nervoso também, mas acho que é uma experiência incrível”, finalizou o jovem atleta.
O Grand Prix de Judô nos Estados Unidos é o último torneio qualificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ao todo, 18 atletas brasileiros foram convocados para a competição, que vale o dobro de pontos para o ranking mundial em comparação com competições anteriores. Apesar de não terem mais chances de classificação para Paris-2024, os atletas que representam Mato Grosso do Sul foram convocados para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.